DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL
Existem no Brasil algumas iniciativas de desenvolvimento sustentável, mas ainda são poucas quando comparadas ao nosso potencial como país.
De acordo com a Wikipedia: "desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração da matéria-prima, é máxima." Algumas empresas adotaram esse conceito e têm obtido ótimos resultados.
Algumas lojas do Boticário, por exemplo, são feitas de plástico, muitas vezes utilizados nos próprios produtos e que podem ser descartados em suas lojas.
A Natura, empresa brasileira de cosméticos, já realiza ações de uso sustentável de recursos naturais da Amazônia, portanto, 80% dos seus produtos são de origem vegetal.
Além disso, a empresa desenvolve e substitui substâncias usadas em seus produtos, como o polietileno convencional por polietileno verde, que é composto por cana-de-açúcar, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais.
A Cervejaria Ambev, uma das principais produtoras de bebidas do Brasil, garante que, até o ano de 2023, 1/3 dos caminhões que distribuem seus produtos será elétrico, sendo 1.600 dos 4.800 que já circulam normalmente. Isso significa que os caminhões, por serem elétricos, não utilizarão, como combustível, o diesel, nem emitirão gases de efeito estufa ou partículas de poluentes, ajudando na preservação do meio ambiente.
A multinacional francesa L'Oreal, também em operação no Brasil, criou um centro de extração de polpa de cupuaçu, que é uma importante fonte de renda para famílias da região. Além disso, foi criado o programa “Fornecimento Solidário”, em que mais de 180 famílias são ajudadas com a instalação de equipamentos e capacitação profissional.
São ainda poucas e tímidas iniciativas, mas as novas gerações têm de se comprometer com elas, afinal são as nossas vidas que estão em jogo e a vida do próprio planeta.
Comentários
Postar um comentário