A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A EMPREGABILIDADE

A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A EMPREGABILIDADE

A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 é uma expressão que se refere a algumas tecnologias para automação ou troca de dados, internet das coisas e computação em nuvem. O foco dessa nova revolução é uma maior eficácia nos processos de produção de objetos ou serviços.

De acordo com reuniões no último Fórum de Davos, na Suíça, o mundo deve perder, nos próximos anos cerca de 7,1 milhões de empregos. Isso será aliviado com a criação de 2,1 milhão de novas ocupações. Evidentemente haverá mais gente desempregada em breve espaço de tempo. Todavia, haverá ocupações para aqueles que se especializarem e estiverem abertos a novas possibilidades. 

Sessenta e cinco por cento das crianças que hoje ingressam no ensino fundamental I trabalharão em empregos que sequer existem hoje. É fundamental, portanto, que sua formação seja ampla e não tão especializada como ocorre atualmente, afinal, uma mudança de empregos ou empresas no decorrer da vida será inevitável. 

O futuro será algo incerto. Nesse sentido é importante estarmos preparados para mudanças no mundo social e do trabalho. 

Conhecimento não ocupa espaço, portanto, quanto mais conhecimento, melhor. Entretanto, devemos ensinar as crianças a direcionar suas carreiras não só no sentido de obter melhores ganhos, mas também de uma satisfação pessoal. 

No futuro trabalho e lazer estarão cada vez mais próximos e os locais de trabalho certamente se mostrarão mais humanos e amigáveis que hoje. 

Você está preparado para esse novo mundo?




Comentários