POR QUE OS ARMÊNIOS CELEBRAM O NATAL EM JANEIRO?

POR QUE OS ARMÊNIOS CELEBRAM O NATAL EM JANEIRO?

O povo armênio segue o calendário gregoriano, mesmo assim celebra o Natal no dia 6 de janeiro. Por que isso ocorre?
Até o século IV os cristãos em todo o mundo celebravam o Natal no dia 6 de janeiro, entretanto, essa data não era tão comemorada quanto hoje.
Os dignatários da Igreja Católica então, alteraram a data para o dia 25 de dezembro para que ela coincidisse com as festas dedicadas ao deus Sol romano no solstício de inverno, (natalis invicti Solis), justamente para ofuscar e ressignificar as comemorações pagãs.
Assim, o dia 25 de dezembro foi imposto como o dia do nascimento de Cristo a todos os países que adotavam a fé em Jesus. Todavia, os cristãos armênios, bem como boa parte dos cristãos orientais, alheios a esse problema, continuaram comemorando o Natal no dia 6 de janeiro.
Em 6 de janeiro, os armênios ortodoxos se saúdam uns aos outros com a seguinte frase:
"Cristo nasceu e se revelou. A vós e a nós a boa nova." ou em armênio: Քրիստոս Ծնաւ եւ Յայտնեցաւ. Ձեզ եւ մեզ մեծ Աւետիս
A Armênia foi a primeira nação a adotar o Cristianismo como religião oficial do Estado, ainda no ano de 301, com São Gregório, “O Iluminador”, e encarna uma das heranças mais antigas do cristianismo no mundo. A Igreja Apostólica Armênia é uma das igrejas orientais mais antigas do globo e possui o seu próprio Patriarcado localizado em Etchmiadzin, na cidade de Yerevan, capital da Armênia.
Na mesma data a Igreja Católica celebra a Epifania, na qual Cristo recém-nascido é apresentado aos Reis Magos e cumpre-se assim a profecia do Antigo Testamento.
Feliz Natal Armênio a todos!



Comentários