FAKE NEWS: UM OUTRO VÍRUS QUE PRECISA SER COMBATIDO

 FAKE NEWS: UM OUTRO VÍRUS QUE PRECISA SER COMBATIDO

Na minha geração lidávamos com lendas urbanas ou boatos que se espalhavam, mas logo eram contidos pela explicação dos nossos pais, professores ou até mesmo por órgãos sérios de comunicação. Quando era criança acreditávamos na lenda da loira do banheiro, do homem do saco, do chupa-cabras e por aí vai. Contudo, quando crescíamos observávamos que se tratavam apenas de mentiras propagadas massivamente, de boca em boca ou por alguns jornais ou programas sensacionalistas de rádio ou de TV.

Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação começamos a notar que aquelas mentiras eram espalhadas para milhares ou milhões de pessoas rapidamente, sem contestação, na medida em que somos submetidos a um bombardeio diário de informações: são as fake news.

Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

E esse é um novo vírus que vem se disseminando em boa parte dos países e levando muita gente a agir com violência contra o outro, contra a democracia e contra si mesmos.

Como enfrentá-lo?

Procure se informar através de meios de comunicação que você confia: tanto nacionais quanto internacionais. Nunca uma imprensa séria e profissional foi tão importante para o mundo como agora.

As fake news contribuem para desinformar e manipular os indivíduos por alguns grupos que querem obter vantagens com informações falsas. Elas são uma doença que deve ser combatida a qualquer custo!



Ricardo Barros Sayeg

Comentários