DADINHO E O IV CENTENÁRIO

DADINHO E O IV CENTENÁRIO

Você já comeu Dadinho, aquele doce popular e saboroso feito à base de amendoim? Pois bem, ele foi criado pela antiga empresa Dizioli para comemorar o IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo, em 1954.

Naquele 25 de janeiro, a população paulistana jogou papéis prateados do alto dos edifícios para celebrar o aniversário da capital. Devido a isso a Dizioli resolveu criar um doce em formato de cubo à base de amendoim, coberto por um papel prateado que recebeu o nome de IV Centenário. Foi o primeiro doce brasileiro vendido com esse tipo de embalagem. Com o passar do tempo, o povo passou a chamá-lo de dadinho e o apelido foi incorporado pela empresa que o comercializava.

Na embalagem do Dadinho aparecem referências ao IV Centenário e a uma obra de Oscar Niemayer, Voluta Ascendente que, devido ao seu formato, não se sustentou por muito tempo e logo desabou. A obra foi realizada para a inauguração do Parque do Ibirapuera, naquele mesmo ano, que foi um presente para a cidade.

Nos anos 1990 o formato do dadinho, que antes era um cubo perfeito, foi alterado para a forma que tem hoje.

Inicialmente fabricado pela Dizioli, hoje é produzido em Ribeirão Preto, no interior do estado, por uma empresa chamada Bono Gusto.

Nesse 25 de janeiro nossa homenagem para essa cidade que é o coração do Brasil e que atrai para cá gente dos mais diversos cantos do país e do mundo! Viva São Paulo!



Comentários