A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Pesquisadores concluíram que uma pessoa que trabalha em média 8 horas por semana, de segunda à sexta-feira, tem condições de ler até 36 livros por ano. Todavia, o brasileiro lê pouco. Pesquisa do IBOPE, de 2014, chegou ao seguinte resultado: os brasileiros leem, em média 4 livros por ano e só concluem 2 ou menos. Esse número deve ter diminuído ainda mais com o desenvolvimento dos meios virtuais que cada vez encurtam mais o texto.
Numa notícia do Facebook, por exemplo, a tendência do indivíduo é ler apenas a chamada e não o texto por inteiro. Um outro problema dos dias atuais é a preferência das pessoas pelas imagens do que pela palavra escrita. Mesmo a fotografia tem perdido espaço para a imagem em movimento. Se fôssemos bons leitores de imagens não haveria problemas. Mas infelizmente não o somos. Isso faz com que não desenvolvamos uma visão crítica da cotidiano e, de certa forma, tem contribuído para esse clima de simplificação da realidade e de polarização política e ideológica em que vivemos. As pessoas não se aprofundam no que leem, não refletem sobre a realidade e, consequentemente, não escrevem.
Essa mesma pesquisa de 2014 mostra que 50% dos entrevistados se definiram como não leitores.
Pesquisas mostram que pais que leem para seus filhos desenvolverão filhos também leitores e isso é uma prática positiva que tem sido divulgada por promoções da iniciativa privada e do poder público.
Mesmo a internet oferece ao público uma enorme gama de textos e livros de excelente qualidade que podem ser acessados aumentando o repertório dos leitores.
Leia mais! Conhecimento não ocupa espaço e é fundamental para a evolução humana!
Comentários
Postar um comentário