A FORD DO BRASIL

FORD DO BRASIL

Minha história com a Ford começou ainda na adolescência. Tinha 16 anos e consegui  um emprego na Sonnervig, concessionária Ford, na rua Frei Caneca. Lá trabalhei como office-boy e depois vendedor de autopeças e automóveis.

Infelizmente, essa grande montadora deixará o país em 2021. Convido meus amigos a conhecerem um pouco da história da Ford no Brasil.

A Ford veio para o Brasil em 1919. Num primeiro momento dedicou-se à importação de produtos fabricados no exterior. Foi a segunda filial instalada na América do Sul: a primeira foi na Argentina.

Suas primeiras instalações foram na rua Florêncio de Abreu e pouco tempo depois na Praça da República, no centro de São Paulo.

Em 1921 surgiram as primeiras linhas de montagem da Ford, na rua Sólon, no bairro do Bom Retiro.

O automóvel modelo T e o caminhão modelo TT foram os primeiros produtos da Ford Brasil.

Em 1967 a empresa passou a fabricar o Ford Galaxie 500.

Em 1968, a empresa norte-americana passou a produzir o Corcel. Nas décadas seguintes vieram o Corcel II, a Belina, o Del Rey, o Escort e muitos outros modelos de sucesso.

Com o aumento da produção a fábrica mudou-se para São Bernardo do Campo. 

Em 2019 encerrou-se a planta de São Bernardo. Em 2020, a Ford resolveu sair do país e fechar suas montadoras em Camaçari, Taubaté e Belo Horizonte, fruto de uma reestruturação da empresa, do custo Brasil e da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.

A Ford marcou a história de muitos brasileiros que trabalharam nessa grande empresa e nas organizações a ela ligadas ou que consumiram seus produtos de excelente qualidade.

Ford Galaxie 500: o primeiro automóvel fabricado pela empresa no Brasil.




Comentários