A CENSURA NA RÚSSIA DE PUTIN

A CENSURA NA RÚSSIA DE PUTIN
A Rússia herdou uma série de características da antiga União Soviética e do império, dentre elas a forte centralização nas mãos do governante, a opressão a opositores políticos e a censura.
Não há dúvidas que Putin comanda o maior país do mundo com mãos de ferro. Seus adversários: políticos, jornalistas, empresários que se opõe a ele e seu governo sofrem todo tipo de represália: desde o confisco de seu patrimônio pelo Estado, prisões e até o envenenamento.
Há poucos meses vimos seu principal opositor, Alexei Navalny, ser envenenado e transferido para a Alemanha onde conseguiu se recuperar da tentativa de assassinato comandada pelo chefe político da Rússia que já pertenceu aos quadros da KGB.
O movimento LGBT também é perseguido no país. A Rússia aprovou em 2013 uma lei que censura informações que validem a homossexualidade como conduta aceitável. Durante as manifestações de protesto contra essa medida junto à Duma russa, a câmara dos deputados, se popularizou um cartaz que mostra Vladimir Putin maquiado. O Ministério da Justiça do país incluiu em 2017 a imagem em uma lista de materiais extremistas, mas não foi capaz de impedir que essa ilustração se transformasse em um meme recorrente nas redes sociais fora do país.
A Rússia definitivamente não é uma democracia. Até o início do século XX foi comandada por uma forma de governo monárquica altamente centralizada e implacável com seus opositores: o czarismo. Em 1917, passou por uma revolução socialista que acabou resultando no governo de Stalin e numa série de expurgos e assassinatos políticos e agora com a abertura do país para o capitalismo, não alterou muito sua forma de governo. Continua sendo uma administração fortemente centralizada nas mãos de Vladimir Putin que não tolera nenhum tipo de desafio ao seu governo e suas convicções.
Putin maquiado: imagem proibida na Rússia que virou meme fora do país.



Comentários