O PROFESSOR RANJITSINH DISALE

 O PROFESSOR RANJITSINH DISALE

Ele foi o vencedor do Global Teacher Prize de 2020, conhecido como "Nobel da Educação. O prêmio é promovido pela Varkey Foundation em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O professor também recebeu a quantia de 1 milhão de dólares. Logo após receber a notícia, Disale disse que vai dividir metade do prêmio com os demais participantes. inclusive uma professora brasileira, Doani Bertan.
O professor foi escolhido entre uma lista de 12.000 indicações de mais de 140 países de todo o mundo.
Disale começou sua carreira em 2009, depois de abandonar uma carreira na área de Tecnologia da Informação, na escola pública Zilla Parishad da vila de Solapur, no estado de Maharashtra. A instituição tinha pouca infraestrutura, e ficava espremida entre um curral e um armazém. A frequência escolar era lamentavelmente baixa, pois os pais preferiam que os meninos ajudassem em trabalhos domésticos para complementar a renda, uma vez que boa parte da população vive abaixo da linha da pobreza (US$ 1,90/dia). Para as meninas, a educação simplesmente não era uma prioridade. Isso levou o educador a ir pessoalmente até as casas dos alunos para convencer as famílias sobre a importância dos estudos.
Disale sabia que além de atrair alunos e alunas para sua escola deveria promover mudanças na própria sala de aula. Entre outras iniciativas, trabalhou para que os materiais didáticos estivessem disponíveis na língua local para os alunos. Com apoio da tecnologia, Disale passou a promover a personalização da aprendizagem ao inserir códigos QR para que as crianças pudessem, ao seu próprio ritmo, ter acesso a poemas em áudio, videoaulas, histórias e tarefas.
Por todos esses esforços, o professor Disale e sua escola têm colecionado prêmios na Índia. A Zilla Parishad foi considerada a Melhor Escola do distrito em 2016 por 98% dos alunos terem alcançado os objetivos de aprendizagem antes mesmo de concluírem o ano letivo. O governo indiano também nomeou o professor como o Pesquisador Inovador do Ano em 2016, e ele ganhou o prêmio de Inovador do Ano pela National Innovation Foundation em 2018. Disale já compartilhou suas práticas em mais de 500 artigos para jornais e blogs, bem como em debates na televisão.
O professor Disale é um daqueles que faz a diferença no mundo!



Comentários