O QUE É O 5G?
É a próxima geração de rede de internet móvel, que promete velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.
Trata-se, portanto, de utilizar melhor o espectro de rádio e permitir que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.
Com o 5G o que quer que façamos com nossos smartphones agora, poderemos fazer mais rápido e melhor. Por exemplo: vídeos com maior qualidade de resolução, comunicações mais rápidas e eficientes: sua casa e todos os serviços interligados pelo smartphone, carros inteligentes se comunicando entre si, evitando as colisões, drones combatendo incêncios e regulamentando o tráfego de automóveis, uma maior velocidade nos videogames, entre outras possibilidades. Além disso, ele vai permitir o surgimento de diversos serviços novos que não poderemos sequer imaginar ou prever.
Há uma série de novas tecnologias que podem ser aplicadas - mas os padrões ainda não foram definidos para todos os protocolos 5G. Faixas de frequência mais altas - de 3,5 GHz (gigahertz) a pelo menos 26 GHz - têm uma capacidade maior, mas como seus comprimentos de onda são menores, significa que seu alcance é mais curto, ou seja, são bloqueados mais facilmente por objetos físicos.
Assim, é provável que surjam módulos de antenas de telefonia menores, próximos ao chão, propagando as chamadas "ondas milimétricas" entre um número bem maior de transmissores e receptores. Isso vai permitir uma cobertura mais ampla.
O mundo está se tornando móvel e consumimos mais dados a cada ano, especialmente à medida que aumenta a popularidade do streaming de vídeo e música. As faixas de frequência existentes estão ficando congestionadas, levando a falhas no serviço. O 5G é uma tecnologia muito mais eficiente nesse sentido.
Coréia do Sul e China estão na frente dessa corrida e, principalmente a China está interessadíssima no mercado brasileiro.
Comentários
Postar um comentário