VOCÊ SABE O QUE SÃO OS PROUD BOYS?
Proud Boys é um grupo de extrema-direita, fundado pelo militante canadense-britânico Gavin McInnes. É uma organização essencialmente masculina, anti-imigrantes, com um grande histórico de violência nas ruas contra grupos de esquerda.
Seus militantes usam camisas polo Fred Perry pretas e bonés vermelhos com a inscrição "Make America Great Again" (ou "Torne a América Grande Novamente), lema utilizado na campanha de Donald Trump para a presidência.
As propostas desse grupo fanático incluem fechar fronteiras, dar armas para todos, acabar com as políticas de bem-estar social e defender papéis tradicionais de gênero, como por exemplo, "venerar as donas de casa". Um total retrocesso!
Apesar de serem tidos como supremacistas brancos, o movimento não é composto apenas por representantes da raça ariana mas, geralmente estão envolvidos em conflitos contra os movimentos organizados negros. Além dos negros, eles detestam os antifas e se envolveram em conflitos violentos nos últimos anos em locais como Oregon, Washington e Nova York. Dois membros foram presos ano passado por agressão.
As principais redes sociais como Facebbok, Twitter, YouTube e Instagram baniram esse grupo há pouco tempo, mesmo assim eles continuam atuando em redes sociais menores e menos populares.
O líder do movimento, Gave McInnes se desassociou do movimento em 2018, por questões jurídicas, mas na prática continua na liderança. Tanto é verdade que após o debate entre os presidenciáveis na terça, em vídeo, ele publicou em tom irônico: "Eu controlo os Proud Boys, Donald. Não desistam, não recuem.
Isso me faz lembrar bastante a juventude nazista nos anos 1930, que depois se reuniram em torno das SA e, em seguida das SS (tropas de proteção) que agiam em favor de Hitler na Alemanha contra os opositores políticos ao regime, com o uso da violência ou assassinando alguns membros de movimentos opositores.
Tristes tempos esses em que ninguém se diz fascista ou nazista mas agem exatamente como eles!
Comentários
Postar um comentário