POR QUE A EAD NO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO ESTÁ DANDO CERTO NO BRASIL?

POR QUE A EAD NO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO ESTÁ DANDO CERTO NO BRASIL?

Ricardo Barros Sayeg

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de educação que funciona muito bem nos cursos de graduação e pós-graduação, tanto em instituições privadas como públicas, entretanto, para o ensino básico público não está dando certo no Brasil.
Tenho acompanhado muitos professores e percebo que o número de tarefas e de trabalhos enviados é muito pequeno. Não porque os alunos não se interessem pela escola, pelas disciplinas ou por seus professores, mas porque não estão habituados a fazerem tarefas ou pesquisarem pela internet. A cultura do Ctrl + c e Ctrl + v está enraigada na cabeça de nossos estudantes. Temos de ensiná-los a pesquisar na internet. Saber distinguir sites com bom conteúdo daqueles de conteúdo meramente panfletário. Devemos ensiná-los a ler imagens, a decodificá-las e compreendê-las. A imagem hoje não é apenas uma ilustração do texto, um adendo. Ela contém informações relevantes que podem informar ou manipular as pessoas.
Além disso, temos a questão econômica. A maioria dos estudantes das escolas públicas não tem acesso a celulares com boa capacidade de acesso à internet ou computadores. Isso faz com que fique difícil para os educandos se comunicarem com seus professores ou com os sistemas de educação, por mais boa vontade que eles tenham.
Além disso, o contato presencial é fundamental: o olho no olho, o abraço, o afeto, o carinho. Isso também faz parte da educação, em especial dos mais jovens.
Infelizmente, essa pandemia veio escancarar nossos problemas educacionais e nos mostrar que a solução não é simples. Temos muito a aprender e essa pandemia nos colocou novos desafios.
O sistema massivo de Educação utilizado nas universidades, só funciona para quem já passou por uma educação formal básica. Para as crianças e jovens que ainda estão no processo, a educação presencial ainda é fundamental e necessária.

Ricardo Barros Sayeg é diretor da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.




Comentários