OS PROFESSORES E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Ricardo Barros Sayeg
Os professores devem se utilizar das novas tecnologia da Informação e Comunicação sem medo. De todas elas! Devemos nos apropriar dessas novas possibilidades que nos são oferecidas para proporcionar aos estudantes e à sociedade em geral um ótimo nível de conhecimento.
Como?
Nas redes sociais produza textos das áreas que você domina e compartilhe com seus amigos. Um bom texto é bem fundamentado, possui referências bibliográficas e procura dialogar com tudo aquilo que é produzido ou que acontece na atualidade.
Não tenha vergonha em produzir textos que relatem sua experiência pessoal. Eles são muito importantes para gerar identificação e empatia nos seus interlocutores.
Procure sugerir boas leituras de livros, revistas ou textos que você encontrou na internet. Eles são muito importantes para desenvolver o repertório cultural de estudantes e colegas.
Não se esqueça da linguagem do audiovisual. A YouTube é repleto de bons canais com excelentes conteúdos. Ajude a divulgá-los. Muitas vezes nossos alunos não conhecem bons canais e ficam presos a conteúdos de baixa qualidade.
Agora que em boa parte do país os espaços culturais retornaram, visite museus, exposições de arte, teatros e deixe sua dica elaborando um pequeno texto crítico para incentivar as pessoas a frequentarem aqueles espaços.
Elabore enquetes no Face que façam seus amigos interagirem com você.
Faça da internet e das redes sociais uma enorme sala de aula. Essa pandemia está nos ensinando a como lidar cada vez mais com essas novas tecnologias da informação e comunicação e é fundamental nos apropriarmos delas, numa perspectiva iluminista.
Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.
Já que os governos não estão lá muito preocupados com a Educação, nós professores e educadores estamos, e podemos fazer uma enorme diferença para o país!
Comentários
Postar um comentário