NUNCA ANTES UMA ELEIÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS FOI TÃO IMPORTANTE PARA O BRASIL
Nunca antes uma eleição nos EUA foi tão importante para o Brasil. Se Trump for reeleito para a presidência , o descaso do governo Bolsonaro com o meio ambiente, as populações indígenas, quilombolas, trabalhadores e os mais pobres tende a se agravar.
O Brasil adotou uma política de alinhamento automático aos EUA: "tudo que é bom para os EUA é bom para o Brasil!" e deu no que está dando. Bolsonaro antes da eleição se dizia o "Trump dos trópicos" e queria reproduzir por aqui tudo o que estava sendo feito na terra do Tio Sam.
Podem perceber que o roteiro de governo dos dois presidentes é muito parecido e tudo é bastante previsível: aumentar a riqueza dos mais ricos, acirrar ainda mais a desigualdade social, incentivar as diferenças e segregação entre a população do país, acabar com o meio ambiente, incentivar o desenvolvimento de movimentos paramilitares de extrema direita, a compra de armas pela população, entre outras sandices.
Joe Biden não é exatamente um democrata raiz, mas é o que temos para o jantar! O candidato da oposição pelo menos tem uma pauta ambiental, defende boa parte dos movimentos sociais, tem uma política de Saúde de inclusão: quer implementar o Obama Care e é, principalmente anti-Bolsonaro.
É contra o desmatamento e queimada das florestas incentivada pelo atual governo, quer preservar as populações indígenas e quilombolas.
Se Biden vencer as eleições. Bolsonaro ficará isolado do resto do mundo e aí a oposição interna e internacional ao seu governo irá se fortalecer. E isso é aparentemente a única tábua de salvação para o Brasil no atual momento.
Tradicionalmente, governos republicanos são melhores para o Brasil que os democratas, mas Trump não é republicano. Trump é ele mesmo e não está nem aí para o seu país e muito menos para o resto do mundo.
Vamos aguardar e ver o que acontece no Império do norte. Para eles e para nós, essa eleição é crucial!
Comentários
Postar um comentário