NUNCA ACREDITEI EM HERÓIS OU MITOS!

NUNCA ACREDITEI EM HERÓIS OU MITOS!

Desde pequeno aprendi a nunca acreditar em heróis ou mitos. Quando me perguntavam qual era minha referência, eu sempre dizia: eu mesmo. Só posso acreditar em mim, não é verdade?
Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.
Além de bravura e coragem, um ato é reconhecido como genuinamente heroico quando a pessoa desempenha ou toma determinada atitude de modo altruísta, ou seja, sem motivos egoístas ou que envolvam o seu ser, mas apenas o bem-estar ou segurança de terceiros.
De acordo com a mitologia grega, os heróis eram vistos como semideuses, figuras míticas que se destacavam por serem supostamente filhos dos deuses.
O herói também serva para designar o protagonista de uma história, seja obra literária, teatral, entre outras.
As grandes narrativas gregas, como a Ilíada e a Odisseia, contam histórias de importantes personagens consideradas como heróis, como Aquiles, Teseu e Hércules, por exemplo.
Mito, por sua vez, é uma lenda. Um relato fantástico de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana.
Todos os heróis ou mitos, sem exceção, num determinado momento da sua vida traem seus princípios e aqueles que acreditavam em suas palavras, em suas primeiras ações, também se sentem traídos.
Creio que a crença em heróis ou mitos seja natural na existência humana, uma atitude infantil, pueril. Delegamos a outros aquilo que não conseguimos ou não temos coragem de realizar. No final, só há decepção!

Teseu Vencendo o Minotauro. Antonio Canova (Itália, 1757 - 1822)




Comentários