QAnon é um movimento da extrema direita norte-americana que tem se espalhado pelo mundo. Países como o Reino Unido, Canadá e Austrália já tem milhares de seguidores também. Como todo o lixo norte-americano, o QAnon já chegou ao Brasil. Somos o nono país em número de apoiadores desse grupo.
O movimento acredita em todo tipo de teoria da conspiração. A mais difundida delas é que os Democratas são pedófilos e que Trump surgiu para salvar o mundo. Políticos como Hilary Clinton e Barack Obama são alvos preferenciais do movimento.
O QAnon tem crescido exponencialmente entre os jovens e seus pais e avós que não acreditam na política de Trump são vistos como pessoas perigosas pelo movimento e existe até uma plataforma para denunciá-los
Trump retwitou mais de 200 posts do QAnon em suas redes sociais. Todos eles afirmando que existem conspirações em curso lideradas pelos Democratas, Hollywood ou movimentos culturais.
Os integrantes do QAnon não acreditam na pandemia do novo coronavírus, nem no 11 de setembro e muito menos em movimentos como o Black Lives Matter.
O pior é que nesse momento existem nove candidatos ao parlamento norte-americano apoiados por esse grupo. E pelo menos um ou dois têm chances reais de chegar ao poder.
O fascismo, quando assumiu o poder na Europa, se apoiava em mentiras e teorias da conspiração semelhantes e o mundo caminhou para o que vimos.
Será que estamos caminhando para uma nova era fascista?
Comentários
Postar um comentário