PROGRESSISTAS

PROGRESSISTAS

Ricardo Barros Sayeg

As novas bandeiras de luta dos movimentos ou partidos progressistas tem de necessariamente passar pela luta pela preservação ambiental, por uma nova via de desenvolvimento que fortaleça a Educação e a Pesquisa, pelo fortalecimento do mercado interno, com a consequente criação de postos de trabalho e pela igualdade entre gêneros e etnias.

Se os progressistas não se preocuparem com essas questões no Brasil e no mundo vão descambar de novo para programas de bolsas aos mais necessitados que, nesse momento, está sendo amplamente utilizado pelos partidos conservadores, o que não muda em nada nossa realidade estruturalmente.

Se não ficar claro para o eleitor que ele tem chance de mudar sua vida para melhor, em detrimento do favorecimento ao mercado, os partidos conservadores vão novamente ganhar as eleições fazendo aquilo que mais sabem fazer: mentir e manipular a opinião pública.

Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.



Depois de eleitos, começam os pacotes de maldades com o povo: diminuição dos programas de assistência e seguridade social, diminuição dos ganhos reais dos salários dos trabalhadores, uma política misógina, racista e obscura que tem como um dos objetivos principais a devastação ambiental e por aí vai. E não adianta ficar se lamentando ou em cima do muro se, porventura, os conservadores assumirem o poder novamente.


Comentários