"NINGUÉM PODE OBRIGAR NINGUÉM A TOMAR VACINA"

"NINGUÉM PODE OBRIGAR NINGUÉM A TOMAR VACINA!"

Ricardo Barros Sayeg

Essa frase não foi proferida por um grupo anti-vacinas ou por um líder religioso fanático. Foi dita pelo presidente Jair Bolsonaro, na chegada ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República, na noite do dia 31 de agosto ao responder a uma apoiadora que o perguntou sobre o assunto, levantando a questão sobre a vacinação contra o vírus da COVID-19.

Lembremos que a Constituição de 1988 permite ao governo obrigar o governo a vacinar a população obrigatoriamente, se necessário.

Com essa frase, Bolsonaro não só incentiva esses grupos malucos de pessoas que não vacinam seus filhos, pensando que a vacina é que provoca a doença e não o contrário. É um desserviço à população, uma declaração que se coloca frontalmente contra a ciência e que incentiva esses grupos obscuros, contrários à vacinação, um método bastante eficaz no combate às doenças.

Não à toa estão ressurgindo, em alguns países, doenças antes erradicadas como o sarampo ou a poliomielite, enfermidades que podem levar a graves sequelas e até à morte.

Tristes tempos! Tanto avanço na ciência e tanto obscurantismo!

Vacinação contra a poliomielite: sucesso no Brasil e no mundo!




Comentários