A GUERRA ENTRE ARMÊNIA E AZERBAIJÃO
Ricardo Barros Sayeg
Neste domingo, dia 27, iniciou-se uma nova guerra entre a Armênia e o Azerbaijão. Autoridades militares do Azerbaijão dizem que os armênios teriam começado o ataque. Já os armênios dizem que foi o Azerbaijão com o apoio da Turquia.
A disputa envolve a região de Naborno Karabakh que é uma área montanhosa, arborizada e sem litoral no sul do Cáucaso. É um Estado independente de fato, mas que não é reconhecido pela comunidade internacional. A região tem fortes laços com a Armênia, mas é reclamado pelo Azerbaijão.
No final da década de 1980, as relações entre as ex-repúblicas soviéticas se deterioram. Em 1991, a região de Naborno Karabakh se declarou independente. Iniciou-se então a guerra. Entre 1992 e 1994, com o apoio da Armênia, a região conquistou distritos vizinhos e até estabeleceu uma fronteira com aquele país.
Em 1994 a guerra terminou com acordos de cessar fogo entre Armênia e Azerbaijão.
A região tem 77% da sua população de armênios e uma enorme importância econômica. Por lá passam oleodutos que levam petróleo e gás natural para os principais mercados mundiais.
A região tem a Turquia à oeste, o Irã ao sul, a Rússia ao norte e enormes reservas de hidrocarburantes do Mar Cáspio à leste, muito próxima de onde os combates estão ocorrendo.
A maioria dos países se mantém neutros no conflito e pedem o fim das hostilidades, com excessão da Turquia que apóia o Azerbaijão.
É um momento triste para os dois povos que sofrem com a pandemia do novo coronavírus, uma grave crise econômica e agora tem de enfrentar uma nova guerra.
Todo meu apoio ao povo ARMÊNIO!
Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.
Nova guerra entre Armênia e Azerbaijão pelo território de Naborno Karabakh.
Comentários
Postar um comentário