REPUTAÇÃO

REPUTAÇÃO
Ricardo Barros Sayeg

Reputação pode ser entendido como um conceito que alguém ou algo goza num grupo humano. É a fama, um renome ou estima.
Vivemos numa época onde a reputação das pessoas é colocada à prova ou simplesmente destruída a todo momento. Algumas vezes sem provas de quem calunia.
Imaginemos um médico com mais de trinta anos de serviço. Um profissional bem colocado no mercado, estimado por seus pacientes e por seus pares. Num determinado dia ele acorda de mau humor e dirigir-se ao seu consultório. Lá ele atende dois pacientes com toda gentileza e atenção do mundo. Entretanto, antes de atender o terceiro, recebe uma ligação da escola onde seu filho estuda dizendo que ele foi suspenso por cinco dias por ter desacatado seu professor de Matemática. O médico fica irado. Quando entra o terceiro paciente, acompanhado de sua esposa, ele vem com um montão de perguntas. Está com muitas dúvidas sobre a doença que tem. Depois da oitava pergunta sobre os sintomas da doença, o médico perde o controle, se revolta e passa a xingar seu paciente. A mulher pega seu celular e grava tudo. Quando chega em casa resolve jogar nas redes sociais. O vídeo é visto por centenas, depois milhares e até milhões de pessoas, dentro e fora do Brasil. A vida profissional do médico é colocada em risco. O Conselho Regional de Medicina abre uma apuração para averiguar as atitudes do doutor.
Aquilo que foi um rompante de raiva pela atitude de seu filho acaba por prejudicá-lo na vida profissional.
Aí vocês dirão: mas o médico não deveria agir dessa forma com seu paciente. E eu pergunto: mas ele também não é um ser humano, com direito a falhas?
Pois é, vivemos num mundo onde as atitudes de qualquer pessoa, de qualquer profissional devem ser muito bem pensadas. A sociedade está cada vez mais equipada com aparatos tecnológicos e o ato de colocar imagens ou falas completamente descontextualizadas nas redes sociais têm se tornado comuns.
E aí para se reconstruir a imagem torna-se uma tarefa hercúlea, quase impossível.
Por isso, antes de julgarmos alguém por meio de fragmentos de fala ou de imagem devemos averiguar quem é a pessoa, seu passado, antes de fazermos julgamentos.
A reputação leva muito tempo para ser construída, mas para ser destruída basta uma mente maldosa e o acesso aos mais diversos meios de comunicação social.

Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP

Fonte:
BARROS FILHO, Clóvis de e PERES-NETO, Luiz. REPUTAÇÃO: UM EU FORA DO MEU ALCANCE. São Paulo: Harper-Collins, 2019.


Comentários