PANDEMIA: APRENDENDO A VALORIZAR NOSSO DINHEIRO
Ricardo Barros Sayeg
Nessa pandemia aprendemos a valorizar mais nosso dinheiro. Comemos as sobras do almoço no jantar, aprendemos a fazer comida em casa, ficamos mais atentos em apagar as luzes da casa quando não estamos presentes num cômodo, enfim, aprendemos a economizar recursos e valorizar o meio ambiente.
Comprar roupas mais baratas, equipamentos eletrônicos mais simples, assistir filmes em casa e buscar cupons ou descontos ao ir às compras se tornaram atitudes comuns.
Nos EUA, houve uma pesquisa sobre o tema que mostrou que dois em cada três pessoas pesquisadas se tornaram mais econômicas. E mais: a pesquisa mostrou que ser chamado de econômico passou a ser considerado um elogio e não uma ofensa.
Quando o vírus for controlado ele trará muitos aprendizados. A economia, a valorização dos recursos naturais e do meio ambiente serão algumas delas. E isso modificará toda estrutura econômica da sociedade.
Oxalá essa visão chegue também àqueles que chefiam a nação. Por enquanto eles não têm dado nenhuma importância ao meio ambiente e continuam desviando e gastando exageradamente os recursos públicos, como se nada estivesse acontecendo.
Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.
Comentários
Postar um comentário