AMNÉSIA BRASILEIRA
Amnésia pode ser entendida como a incapacidade de se lembrar de eventos por um período de tempo, muitas vezes devido a uma lesão cerebral, doenças ou ao uso de drogas ou álcool. Mas e quando essa amnésia é coletiva? Se refere a um povo inteiro?
O brasileiro é caracterizado por essa amnésia em relação à sua História.
Esquecemos das arbitrariedades do período militar, da corrupção e dos desmandos quando um candidato sem escrúpulos defende as injustiças, a censura e mesmo a tortura daquela época e pede para que os mais jovens perguntem a seus pais ou avós o que foi aquele período, ressaltando apenas o lado bom daquele momento histórico.
Esquecemos das conquistas políticas, econômicas e sociais da Constituição de 1988 e pedimos a volta dos militares ao poder e a ruptura institucional.
Não nos lembramos dos feitos econômicos e sociais mportantíssimos dos governos FHC, Lula e Dilma e jogamos no lixo a rica biografia desses três presidentes. O Brasil dos anos 2000 era visto como um país que se preparava para dar um salto para o futuro. Tinha resolvido em parte seus problemas econômicos com o Plano Real e nos governos do PT estava se desenvolvendo e muito na Educação, na Ciência e Tecnologia, no Meio Ambiente e diminuindo a desigualdade social tão séria em nosso país.
Aí vieram Temer e Bolsonaro e iniciaram um processo de destruição nunca antes visto em setores sociais vitais para a população. Com Bolsonaro o país mergulhou no seu mais profundo pesadelo. A destruição aumentou, mas bastou o presidente conceder um auxílio emergencial de 600 reais para o povo esquecer os desmandos do atual mandatário.
O povo brasileiro se mostra manipulável por qualquer narrativa, quando bem contada e por qualquer esmola que lhe dão. Perdoa até mesmo aqueles que desenharam da pandemia, que receitaram remédios sem eficácia nenhuma, que até mesmo desmereceram os mais pobres dizendo que o povo brasileiro era algo a ser estudado, pois "convivia com esgotos a céu aberto e não pegava nada".
A História nos ensina a nunca esquecermos o passado para não repetirmos seus erros. Ao que parece, o brasileiro não consegue olhar para seu passado e aprender com seus equívocos. Está condenado a uma eterna amnésia!
Comentários
Postar um comentário