A FALTA DE MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS
Ricardo Barros Sayeg
Hoje um dos grandes problemas nas cidades brasileiras é a questão da moradia. E com a crise econômica provocada pela pandemia essa situação piorou. Hoje, em cada esquina de São Paulo ou de outras médias e grandes cidades você encontra pessoas vivendo em barracas ou debaixo de cobertores. Com a chuva que tem caído nos últimos dias na metrópole a situação se agravou. As pessoas que moram nas ruas tentam manter suas roupas secas, mas é bem difícil.
Em São Paulo hoje acredita-se que existam entre 20 a 25 mil moradores de rua, sendo 3% deles crianças. Enquanto a população da cidade cresce aproximadamente 0,7%, a população de rua aumenta 4,1% ao ano.
São Paulo é a maior cidade da América Latina, a que possui mais recursos, mas mesmo assim não consegue resolver a questão da moradia.
Esse é um dos maiores problemas do sistema capitalista: a desigualdade social. Não sou contra o capitalismo, mas me posiciono contra esse capitalismo predatórios, que coloca o lucro no lugar da vida. Essa pandemia tem escancarado para a sociedade todos os erros desse sistema e tem sido muitos: descaso com os indivíduos, com os mais pobres, com as populações nativas ou com o meio ambiente.
Não sabemos que tipo de sociedade vai emergir depois da pandemia. Esperemos que as pessoas tenham mais sensibilidade. Oxalá seja uma sociedade mais igualitária e mais justa!
Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.
Morador de rua em São Paulo: cena comum na cidade mais rica do país.
Comentários
Postar um comentário