BRASIL: NOVO EPICENTRO DA FOME

BRASIL: NOVO EPICENTRO DA FOME
Ricardo Barros Sayeg

O Brasil pode se tornar em pouco tempo o epicentro de uma outra epidemia, além do novo coronavírus, o da fome.
Isso é o que diz o relatório da ONG Oxfam.
A pandemia de COVID-19 aliada à falta de apoio do governo Jair Bolsonaro aos mais pobres e vulneráveis são as principais razões para isso.
O Brasil aparece nesse relatório junto com a África do Sul e a Índia. Nesses países a situação alimentar já era preocupante mesmo antes da pandemia.
O relatório afirma que a fome estava sendo combatida no Brasil até 2014, quando foi criado o CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) e houve um apoio aos pequenos agricultores, bem como a criação de uma política assistencial aos mais necessitados.
A situação de pobreza, entretanto, começou a se acelerar a partir de 2015, quando se iniciou uma forte crise econômica.
Em 2018, a situação começou a piorar com um aumento exponencial da população que não tem acesso à alimentação básica para 5,2 milhões de pessoas.
O problema tem se agravado com a atual política do governo federal que acabou com uma série de programas de ajuda aos mais pobres, realizado reformas que prejudicam os mais necessitados e atrasado a liberação de recursos para a população em alto grau de vulnerabilidade, devido à crise da pandemia do novo coronavírus.
Infelizmente, ao que parece, dias sombrios estão pela frente.

Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.

Fonte:
https://www.google.com.br/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/09/brasil-e-epicentro-emergente-de-fome-extrema-na-pandemia-diz-relatorio.amp.ht


Comentários