TÚMULOS DE NAZISTAS EM CEMITÉRIOS NORTE-AMERICANOS?

TEXAS E UTAH VÃO REMOVER SÍMBOLOS NAZISTAS DE SEUS CEMITÉRIOS
Ricardo Barros Sayeg

Enquanto países como Alemanha e Áustria aboliram por completo os símbolos nazistas em locais oficiais e públicos, alguns estados norte-americanos insistem em mantê-los. Esse é o caso dos estados do Texas e de Utah. Nos cemitérios das cidades desses dois estados convivem de maneira não muito amigável túmulos de veteranos da Segunda Guerra Mundial e de heróis do exército nazista.
Após um grande período de discussão os dois estados decidiram-se por retirar os símbolos nazistas nas lápides de alguns soldados e oficiais que lutaram sob o comando de Hitler na Segunda Grande Guerra e que foram sepultados nos EUA. A iniciativa partiu do Departamento de Veteranos da Segunda Guerra Mundial norte-americano.
Os túmulos dos soldados nazistas possuem a Cruz de Ferro, uma condecoração militar alemã por bravura. Em outros dois pode-se ver a suástica dentro dessa mesma cruz de ferro.
Em outras duas lápides também se pode ler: "ele morreu longe de sua casa pelo Furer (Adolf Hitler), pelas pessoas e pela pátria."
O Departamento de Veteranos ainda precisa de uma autorização especial, pois os túmulos são protegidos pela Lei Nacional de Preservação Histórica dos EUA.
Em 2016, a Áustria chegou a anunciar a demolição da casa onde Hitler nasceu, mas depois voltou atrás. Resolveu transformar o espaço numa delegacia de polícia.

Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP.

Fonte: https://www.google.com.br/amp/s/noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/06/03/texas-e-utah-vao-remover-simbolos-nazistas-dos-tumulos-da-segunda-guerra.amp.htm

A casa onde Hitler nasceu na Áustria, transformada em delegacia de polícia.


Comentários