SANTOS DUMONT E ROOSEVELT

SANTOS DUMONT E ROOSEVELT
Ricardo Barros Sayeg

Em 1902 Santos Dumont partiu para os Estados Unidos para conhecer o genial inventor Thomas Edison. O norte-americano ficou impressionado com as experiências do brasileiro. Após uma longa conversa onde falaram sobre a possibilidade do homem voar, Edison telefonou para Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, exaltando as qualidades e o espírito inventivo de Dumont. Em 16 de abril, o brasileiro foi convidado para almoçar na Casa Branca.
"Estou feliz em vê-lo e felicitá-lo", disse Roosevelt. E continuou: "meu filho interessa-se muito pelos seus experimentos e ele espera que logo sua aeronave aterrise nos jardins da Casa Branca."
Santos Dumont respondeu: "Farei o melhor possível. Se conseguir ficarei feliz de levá-lo a um passeio em minha aeronave."
E Roosevelt sentenciou:
"Neste caso, não será o menino que você levará, mas a mim mesmo."
Os jornais da época logo fizeram várias matérias engraçadas com o presidente norte-americano voando. O Brooklyn Eagle chegou a publicar um cartum com o título "Os Bravos Cavaleiros do Futuro", que mostrava Roosevelt voando com uma espada na mão, comandando vários dirigíveis.
Mas de todos na família do presidente quem se mostrava mais interessada com a ideia de voar era Alice, a filha de Roosevelt.
Num almoço na Embaixada brasileira, em Washington ela afirmou a Santos Dumont que era uma enorme responsabilidade levar o presidente dos Estados Unidos para um vôo e se ofereceu para ir no lugar dele.
Ela então perguntou se ele pretendia voar em Nova York, antes da feira de St. Louis.
"Sim, estou com esse plano", disse Dumont.
"Você me levaria nessa viagem?", perguntou Alice.
Quase a proposta se concretizou, mas o vôo acabou não acontecendo. Se tivesse dado certo Alice seria a primeira mulher na história a ascender na companhia do pai da aviação.

Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e professor da FIAP/SP

Fonte:
HOFFMANN, Paul. ASAS DA LOUCURA. São Paulo: Objetiva, 2003.

Santos Dumont em foto do início do século XX






Comentários