AS EMPRESAS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SÉCULO XXI
Cada vez mais as empresas estão se dando conta do poder da sociedade e da opinião pública no século XXI.
Hoje em dia a sociedade procura empresas que respeitem o meio ambiente, a diversidade sexual e étnica e a empatia com nossos semelhantes.
Muitos consumidores perceberam que têm enorme poder sobre as decisões das organizações. Podem consumir mais, indicar certas empresas ou simplesmente boicotar seus produtos.
A fase da busca do lucro pelo lucro terminou! As organizações que têm essa filosofia vão gradativamente perder muito dinheiro ou poderão deixar de existir.
O movimento "Black Lives Matter" nos EUA e em outros países do mundo e antes disso, diversos outros movimentos sociais vieram mostrar isso. Na esteira do movimento racial que se iniciou nos Estados Unidos muitas empresas associadas a ideias racistas, do privilégio de apenas um gênero sobre outros ou que não respeitam a preservação ambiental estão sofrendo diversos boicotes.
Nos dias atuais as novas gerações estão preocupadas em saber quantas mulheres as empresas empregam, se não há disparidade entre os salários de homens e mulheres, como e onde as empresas descartam seu lixo, se há respeito ao meio natural, entre outras ações afirmativas.
Recentemente estamos vendo que os países da Europa estão pensando em não importar produtos do agronegócio brasileiro, porque o país não respeita o meio ambiente, procura devastá-lo a qualquer custo, boicotando os próprios organismos que cuidam da preservação ambiental, tem políticas e ações que contribuem para o extermínio da população indígena e é contrário às minorias.
As empresas no mundo capitalista existem para gerar lucro, sem ele elas não prosperam, não sobrevivem, mas é necessário também a preocupação social das organizações.
No novo mundo que está nascendo as empresas tem de se preocupar necessariamente com o outro e com o planeta.
Cada vez mais as empresas estão se dando conta do poder da sociedade e da opinião pública no século XXI.
Hoje em dia a sociedade procura empresas que respeitem o meio ambiente, a diversidade sexual e étnica e a empatia com nossos semelhantes.
Muitos consumidores perceberam que têm enorme poder sobre as decisões das organizações. Podem consumir mais, indicar certas empresas ou simplesmente boicotar seus produtos.
A fase da busca do lucro pelo lucro terminou! As organizações que têm essa filosofia vão gradativamente perder muito dinheiro ou poderão deixar de existir.
O movimento "Black Lives Matter" nos EUA e em outros países do mundo e antes disso, diversos outros movimentos sociais vieram mostrar isso. Na esteira do movimento racial que se iniciou nos Estados Unidos muitas empresas associadas a ideias racistas, do privilégio de apenas um gênero sobre outros ou que não respeitam a preservação ambiental estão sofrendo diversos boicotes.
Nos dias atuais as novas gerações estão preocupadas em saber quantas mulheres as empresas empregam, se não há disparidade entre os salários de homens e mulheres, como e onde as empresas descartam seu lixo, se há respeito ao meio natural, entre outras ações afirmativas.
Recentemente estamos vendo que os países da Europa estão pensando em não importar produtos do agronegócio brasileiro, porque o país não respeita o meio ambiente, procura devastá-lo a qualquer custo, boicotando os próprios organismos que cuidam da preservação ambiental, tem políticas e ações que contribuem para o extermínio da população indígena e é contrário às minorias.
As empresas no mundo capitalista existem para gerar lucro, sem ele elas não prosperam, não sobrevivem, mas é necessário também a preocupação social das organizações.
No novo mundo que está nascendo as empresas tem de se preocupar necessariamente com o outro e com o planeta.
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