75 ANOS DA RENDIÇÃO NAZISTA

75 ANOS DA RENDIÇÃO DOS NAZISTAS

Hoje, dia 8 de maio, rememoramos a capitulação dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Nessa data, os Aliados aceitaram a rendição da Alemanha nazista após seis anos de sangrentos conflitos que teriam levado à morte mais de 60 milhões de vítimas, sendo metade delas civis.
Na tarde do dia 30 de abril, Adolf Hitler observava, apavorado e desiludido, que não havia outra saída a não ser a o suicídio, visto que as tropas soviéticas se aproximam do centro de Berlim. Ele e sua mulher, Eva Braun, tomam cada um uma cápsula de cianureto, depois Hitler dá um tiro em sua esposa e outro em direção ao seu próprio crânio.
Os corpos de Hitler e Eva Braun são então enrolados em tapetes e incinerados próximo à porta do bunker, no centro de Berlim.
Entretanto, a rendição alemã só aconteceria dia 8 de abril. Na Ásia a rendição só se daria no dia 2 de setembro com a capitulação do Japão.
No país que iniciou o conflito, em setembro de 1939, com a ocupação da Polônia, as cidades foram destruídas e lembram desertos de ruínas.
O povo alemão então, começou um enorme esforço de reconstrução, tendo à frente principalmente as mulheres.
Os alemães sentiram muita vergonha de sua história recente até a reunificação do país nos anos 1990. A partir daí a Alemanha ressurge como a principal potência europeia e os fantasmas do passado são adormecidos.
No entanto, ainda hoje em algumas partes do país, ressurgem movimentos nacionalistas que causam preocupação aos defensores da democracia no país.
A juventude alemã atual, muitas vezes desconhece seu passado ou faz questão de colocá-lo para baixo do tapete e isso é um desafio para o sistema educacional alemão, bem como para os meios de comunicação.
Esse é um passado de dor e sofrimento que jamais deve ser esquecido, pois representou um dos capítulos mais tristes da história da humanidade no século XX.

Fontes: 
HOBSBAWN, Erik. A ERA DOS EXTREMOS: O BREVE SÉCULO XX. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.

Deutshe Welle
https://m.dw.com/pt-br/o-que-o-passado-ensina-75-anos-ap%C3%B3s-o-fim-da-segunda-guerra/a-53282532 

Ricardo Barros Sayeg é diretor de escola da Secretaria de Estado de São Paulo e professor da FIAP/SP

Em 8 de maio de 1945, os nazistas se rendiam aos Aliados em meio a uma Alemanha destruída


Comentários