O SURGIMENTO DA TV NO BRASIL

O surgimento da televisão no Brasil é um assunto que muito me fascina, por ser um meio de comunicação muito popular entre os brasileiros e também em boa parte do mundo.
A TV brasileira tem sua pré-estréia no dia 3 de abril de 1950 com a apresentação do Frei José Mojica, um padre que era também cantor, de origem mexicana. As imagens foram geradas no saguão dos Diários Associados, na rua 7 de abril, no centro de São Paulo.
No dia 25 de março, os primeiros aparelhos de tv, comprados da RCA (Radio Corporation of América) são retirados no porto de Santos e transportados para a cidade de São Paulo.
De 20 a 26 de julho, acontecem transmissões de um show chamado "Vídeo Educativo". A antena da emissora é instalada na torre do hospital das Clínicas e a receptora no edifício Saldanha Marinho, na rua Líbero Badaró, em São Paulo.
Em 10 de setembro é exibida uma entrevista com o ex-presidente Getúlio Vargas, que falava sobre seu retorno à vida política do Brasil.
A primeira emissora de televisão no Brasil, a TV Tupi, entretanto, foi inaugurada em 18 de setembro de 1950. No começo, os programas eram ao vivo e caracterizados pela improvisação, experimentação em linguagem (adaptada do rádio e do teatro) e falta de aparelhos receptores, devido ao alto custo. Nessa época, o rádio era o principal meio eletrônico de informação e entretenimento dos brasileiros. O idealizador da TV brasileira foi Assis Chateaubriand (1892-1968), dono dos Diários Associados, um império de comunicação que incluía dezenas de jornais, revistas e rádios. Ele importou equipamentos e técnicos dos Estados Unidos e instalou duas antenas em São Paulo, uma no prédio do Banespa, no início da avenida São João.
O idealizador da televisão no Brasil foi Assis Chateaubriand que, naquela época já era proprietário de um conglomerado de jornais e emissoras de rádio: os Diários Associados.
Num primeiro momento, havia muita improvisação na TV e as imagens eram pouco nítidas. Hebe Camargo e Lima Duarte, figuras desconhecidas naquele momento deram início às transmissões dos estúdios do Sumaré, onde até pouco tempo funcionava a MTV.
Como os aparelhos de TV eram extremamente caros, Chateaubriand comprou alguns e os instalou em locais estratégicos da cidade de São Paulo.
Naquele momento, pouquíssimas pessoas puderam assistir as primeiras imagens. Apenas os privilegiados ou gente aglomerada em bons restaurantes ou salões cuidadosamente escolhidos pela equipe de Chateaubriand.
Hoje, apesar da TV ser um meio em franca decadência no Brasil e no mundo, ainda tem grande penetração cultural, principalmente entre as classes trabalhadoras.
A telenovela é sem dúvida o produto mais importante da televisão brasileira, junto com os reality shows.
Apesar de sua decadência, a TV ainda pauta outros meios de comunicação como a internet e o rádio.




Comentários