O "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL

O "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL: 22 DE ABRIL DE 1500

Pedro Álvares Cabral não foi o primeiro navegador a chegar ao Brasil. Na verdade, em dezembro de 1498, uma frota de oito navios comandada por Duarte Pacheco Pereira atingiu o litoral brasileiro na altura dos estados do Pará e do Maranhão. Essa chegada ao Brasil, entretanto, foi guardada em rigoroso segredo. Os reis portugueses, D. João II e D. Manuel I queriam guardar segredo da existência das novas terras, em especial, da monarquia espanhola, que àquela altura já havia chegado às terras da América, porém, sem saber que se tratavam de um novo continente. Colombo chegou às Antilhas em 12 de outubro de 1492.
Pouco depois do retorno de Vasco da Gama, em agosto de 1499, o rei D. Manuel I organizou uma nova expedição, composta por 13 navios, com uma tripulação entre 1.200 e 1.500 pessoas, comandada por Pedro Álvares Cabral,  um fidalgo de 33 anos.
A bordo da esquadra estavam navegadores experientes como Bartolomeu Dias que havia cruzado o Cabo da Boa Esperança, alguns anos antes.
A partida de Cabral foi marcada para o dia 8 de março, mas só ocorreu no dia seguinte, devido às condições do tempo.
Foi um acontecimento excepcional, visto que toda população de Lisboa foi convocada pelo rei para assistir aquele importante evento e presenciar o pioneirismo português nas expedições para as Índias Orientais.
Rumo ao ocidente, a frota chegou às Ilhas Canárias, cinco dias após à partida, depois dirigiu-se à Cabo Verde, onde um navio desapareceu no mar. Cruzou a Linha do Equador em 9 de abril de 1.500 e seguiu rumo a sudoeste, fora da rota de Bartolomeu Dias.
No entardecer de 22 de abril aportou próximo ao Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia.
Foi realizada então a primeira missa com a presença de parte da população, dos índios e dos tripulantes.
Os navios da esquadra então, prosseguiram viagem rumo às Índias.
É bem provável, embora não existam documentos que comprovem isso, que Cabral tenha vindo ao Brasil ver se de fato existiam terras nessa região pertencentes a Portugal, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, em 1494.
O Brasil já era ocupado na época por uma população de 5 a 6 milhões de índios. Então podemos concluir que não houve descobrimento e sim conquista das novas terras.
De qualquer forma hoje rememoramos a chegada dos europeus às terras do Brasil! O primeiro capítulo do país na História da civilização ocidental.


Comentários