O trabalho de Célestin Freinet (1896-1966) tem como princípio atividades essencialmente práticas voltadas para o interesse das crianças, tendo como eixos fundamentais o trabalho, a cooperação, a autonomia, a livre expressão, a relação de respeito entre professores e alunos e também entre os estudantes.
O educador introduziu práticas de cidadania para que os alunos participem das decisões e soluções dos problemas da classe ou da escola.
A pedagogia Freinet é centralizada no educando e baseada na autonomia e na auto-confiança da criança.
As técnicas mais comuns do método Freinet são a aula-passeio, o texto livre, a imprensa escolar, as correções constantes, o livro da vida, o fichário de consulta, o plano de trabalho e a autoavaliação.
De acordo com Freinet ninguém é obrigado a realizar determinado trabalho quando ele desagrada o educando.
As aquisições, dessa forma, não são obtidas pelo estudo de regras, leis ou pela imposição, mas sim pela experiência e pela participação de todos
A DEMOCRACIA de amanhã prepara-se na Escola de hoje. Um regime autoritário, que não dê autonomia ao indivíduo, não é capaz de formar cidadãos aptos para atuarem no sistema democrático.
Freinet é um pensador muito importante quando vemos que no Brasil o principal projeto do Ministério da Educação são as escolas civico-militares que certamente não mudarão o estado da Educação no Brasil. Pelo contrário, tendem a formar cidadãos sem capacidade criativa ou crítica.
Referências:
MORAES, Fernando. A ARTE DE PERTENCER. Os Invisíveis do Nosso Século. Ribeirão Preto: Novas Ideias, 2015.
https://novaescola.org.br/conteudo/1754/celestin-freinet-o-mestre-do-trabalho-e-do-bom-senso, acessado em 09/03/2020, às 16h10
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