OS SIMPSONS, O DARWINISMO E CRIACIONISMO

A controvérsia entre Darwinismo (que se baseia na Teoria da Evolução das Espécies) e o Criacionismo (que afirma que Deus criou a espécie humana) é bastante antiga. Mas ela se aprofundou quando surgiu a Teoria da Evolução, de Charles Darwin no século XIX.
Essa controvérsia não poupou nem Os Simpsons. Num episódio intitulado The Monkey Suit há um julgamento sobre ensino da evolução e o criacionismo.
Tudo começa quando Ned Flanders visita uma exibição sobre evolução e decide pressionar o prefeito e o reverendo da cidade a disseminar o ensino do criacionismo. O ensino da teoria darwinista se torna ilegal e Lisa, irmã de Bart, passa a ser a única defensora da teoria científica. Ela é presa por dar aulas secretas de evolução e levada a julgamento. As atitudes do pai de Lisa, Homer, durante o julgamento, levam o público e os juizes a chamá-lo de macaco.
O juiz começa a acreditar que Homer possa ser o elo perdido, o ser que teria dado origem aos homens.
Quando Marge dá a Homer uma cerveja e ele não consegue abri-la e começa a se comportar como um macaco - essa é a prova que o juiz precisava para dar como encerrado o caso e a vitória ao darwinismo.


Comentários