A VISITA DE LULA AO PAPA

A VISITA DE LULA AO PAPA

Acredito que a visita do ex-presidente Lula ao Papa nesses últimos  dias teve vários objetivos:
1. O Papa está realmente preocupado com a Amazônia e com o futuro dos povos nativos  e externou essa preocupação àquele que, querendo ou não, ainda é o maior líder popular da América Latina e um dos maiores do mundo democrático.
2. Vossa Santidade tentou nos últimos tempos ordenar sacerdotes, mesmo que casados para atuarem na região, mas foi contido pelos setores conservadores da Igreja.
3. Expressou a Lula sua indignação com sua prisão realizada sem provas para beneficiar um candidato da extrema direita.
4. Existe também uma grande preocupação de Sua Santidade com a presença dos evangélicos neopentecostais na Amazônia que querem "evangelizar' os indígenas à força, não respeitando sua cultura e costumes.
5. O avanço do governo neofascista de Jair Bolsonaro que está literalmente quebrando as instituições democráticas, solapando-as por baixo.
O Papa nunca foi de Esquerda. Pelo contrário foi um crítico feroz dos Kirschner quando era arcebispo de Buenos Aires. Portanto, essa coisa de dizer que o Papa é comunista é uma balela. Ele antes de tudo é um humanista. E por ser jesuíta a questão da evangelização, da catequização feita de forma a respeitar os povos nativos lhe diz muito respeito.
Com essa visita o Papa deu visibilidade à Lula, coisa que a imprensa brasileira faz questão de não divulgar.

Comentários