VACINA?

Nesse momento, no mundo inteiro, existe um movimento contra a vacinação. Dizem que ela não é eficaz e, além de tudo, que pode causar doenças ao invés de evitá-las. Esse movimento tem crescido em países onde a ultra-direita tem subido ao poder como os EUA, a Hungria, o Brasil, entre outros e isso tem preocupado governos e boa parcela da sociedade. Bem numa época em que a ciência tem tido resultados extraordinários, em especial, na área da saúde.
Isso nos remete à Revolta da Vacina no início do século XX. Naquele momento, as pessoas se recusaram a tomar a vacina contra a febre amarela e outras doenças por acreditarem que ela era feita do sangue de ratos mortos.
Chegaram a erguer barricadas contra equipes de vacinadores, fizeram campanhas contra o doutor Oswaldo Cruz e contra o governo Rodrigues Alves, mas no final, a razão prevaleceu sobre a ciência. O Rio de Janeiro que era conhecido como o "túmulo dos estrangeiros" começou a receber imigrantes e a ter a doença controlada entre sua população.
É sempre assim. Apesar desses movimentos malucos ora ou outra aparecerem, a razão e a ciência sempre prevalecerão.

Comentários